Um pouco de História
O Escutismo foi fundado por Robert Stephenson Smith Baden-Powell em Inglaterra no ano de 1907. Este homem, a quem os Escuteiros carinhosamente chamam de B.P., aprendeu desde cedo, com os irmãos, a manobrar barcos, cozinhar e acampar. Na universidade não era um estudante incrível, mas destacava-se pelo desenho, canto e representação. Nesta altura passou muito tempo em contacto com a natureza, observando animais e praticando técnicas de sobrevivência num bosque perto de onde estudava. Mais tarde, entrou para o Exército, sendo destacado para a Índia e depois para África. Foi aqui que se revelou um verdadeiro explorador e um herói para o seu país, e foi também no continente africano que viu nos jovens um grande potencial. Durante o cerco de Mafeking, na África do Sul, evento que o tornou Major-General e um herói para o seu país, os rapazes da cidade foram uma grande ajuda ao desempenhar funções de mensageiros e outras pequenas tarefas, e B.P. ficou impressionado com o desempenho e a responsabilidade com que os jovens cumpriam as suas missões. Um tempo depois escreveu “Aids to Scouting”, um manual para treinar os soldados para serem exploradores, e esse manual foi usado como base para vários programas de aventura e grupos de jovens em Inglaterra. Então, B.P. decidiu pôr em prática as suas próprias ideias: reuniu um grupo de rapazes e com eles viveu na ilha de Brownsea aquele que viria a ser o primeiro acampamento escutista, de 25 de julho a 9 de agosto de 1907, onde passou para os jovens o que tinha aprendido durante a sua vida. Foi um sucesso tão grande que vários se seguiram, com outros jovens, com outros líderes, noutros lugares, e assim nasceu o grande movimento escutista que ainda hoje vive.

Foto: Baden-Powell, o fundador do Escutismo
Fonte: Agr 0005 – Ronfe
Escutismo – Movimento Mundial
Com o objetivo de proporcionar aos jovens uma formação global que lhes permita serem cidadãos responsáveis e participativos nas suas comunidades, o Escutismo é um movimento mundial que fomenta a educação para a paz, a compreensão e solidariedade e o respeito pela interculturalidade. O Escutismo incorpora 176 organizações em mais de 200 países e territórios e já chegou a mais de 57 milhões de escuteiros em todo o mundo.

Foto: O Escutismo é uma fraternidade mundial.
Fonte: escutismo.pt
Sendo um movimento educacional e formativo, o Escutismo adota um método de ensino não-formal em que os jovens aderem de forma voluntária a um sistema de valores descritos na Promessa e Lei escutistas, de acordo com o ideal de Baden-Powell. Este sistema de progresso permite-lhes traçar um plano de crescimento personalizado, no qual desenvolvem competências e características que os tornarão realizados e prontos a assumir um papel construtivo na sociedade.

Foto: Promessas de Lobitos (2024)
Fonte: CNE – Agrupamento 598 – Armação de Pêra
O Escutismo em Portugal
Em Portugal, a organização escutista nacional oficial, que representa o país a nível mundial e é reconhecida na Organização do Movimento Escutismo (OMME), é a FEP – Federação Escutista de Portugal. Dentro da FEP, existem duas organizações escutistas distintas: o CNE – Corpo Nacional de Escutas e a AEP – Associação de Escoteiros de Portugal.
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) foi fundado em Braga em 1923 pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e pelo Dr. Avelino Gonçalves, inspirados pelo contacto que tiveram com o movimento escutista em Roma aquando do Congresso Eucarístico Internacional, onde desfilaram cerca de 20.000 escutas. No ano seguinte, em 1924, foram publicados os estatutos do Corpo de Scouts Católicos Portugueses e o movimento foi alargado para todo o país. Houve ao longo dos anos vários acontecimentos marcantes na história do Escutismo Português, como a visita de Baden-Powell a Lisboa em 1929 e 1934, a aprovação da 1º Junta Central em 1975 e o reconhecimento do CNE como Instituição de Utilidade Pública em 1983.

Foto: Baden-Powell visita Portugal (1929)
Fonte: escutismo.pt
Atualmente, o CNE tem cerca de 70.000 associados distribuídos por cerca de 1030 agrupamentos. Os agrupamentos são as unidades base locais do movimento escutista, assentes sobre uma base paroquial, e são a forma como o CNE chega às várias comunidades.
O Agrupamento 598
O escutismo católico chegou ao Algarve em 1932 e atualmente existem 34 agrupamentos algarvios ativos. O Agrupamento 598 de Armação de Pêra foi fundado em 1980 pelo então primeiro Chefe de Agrupamento Avantino Moreira. Há mais de 40 anos que contribui para o desenvolvimento dos jovens locais e os prepara para uma participação ativa na comunidade. Vários foram os Escuteiros que por nós passaram e deixaram a sua marca, e certamente muitos se seguirão. Se queres fazer parte desta grande família escutista, onde a brincadeira, a aventura e descoberta, a reflexão e fé e o serviço ao próximo são as bases que conduzem a um crescimento saudável e a um ambiente seguro e amigo, vem ter conosco à nossa sede na Fortaleza de Armação de Pêra. Teremos todo o gosto em receber-te!

Foto: Hastear de bandeiras na sede do agrupamento
Fonte: CNE – Agrupamento 598 – Armação de Pêra